#7 Incluir para Transformar



Final da primeira temporada !

O desafiador ano de 2020 caminha para suas últimas semanas e a gente já aproveita para concluir essa primeira temporada do nosso podcast que durante esses período de tantas mudanças, surgiu, se expandiu, propôs reflexões e apresentou mais perguntas do que respostas sobre como lidar com toda essa experiência na perspectiva do mundo do trabalho.

Por que tanta correria por produtividade no início do isolamento social? Por que tão rápido chamamos de “normal” o que, mais que “novo”, ainda era desconhecido por todos ? Como tentamos equilibrar liberdade e igualdade, indivíduo e coletivo, no meio de tudo isso ? Como mantemos nosso olhar atento para a diversidade e a sustentabilidade, elementos essenciais para a Sociedade 5.0 ? Afinal, que tipo de digital humano novo estamos nos tornando com essa revolução 4.0? E por que aprendemos tanto se não estamos utilizando todo esse arsenal de conhecimento e informação para melhorar o mundo?

Muitas trocas de olhares na tentativa de compreender o que, na verdade, só se entende na experiência!

Para concluir essa temporada, não podíamos deixar de dar luz aos invisibilizados pelo sistema. Enquanto pandemia, transformação digital e todas as mudanças desse ano aconteciam, nem todos estavam na mesma página…ou melhor…na mesma tela. A transformação digital segue desenvolvendo o mundo, mas também excluindo os que não tem acesso e domínio sobre esse novo modo de se trabalhar e de se conectar com os outros.

Gerações que não são nativas digitais se perdem, pessoas com deficiência não acessam, e sobretudo, as classes desfavorecidas em nossa grande estratificação social, perdem oportunidades de emprego e de educação por não estarem conectados na transformação.

Neste episódio, chamamos atenção para o quanto é necessário Incluir para transformar. Qual mundo do trabalho estamos criando quando digitalizamos apenas uma parte da sociedade e deixamos a outra à margem da transformação?

Trazemos um olhar especial sobre a exclusão digital na comunidade negra, com a participação de Ana Bavon, mulher negra, sócio-fundadora da consultoria B4People que tem foco em educação para diversidade nas organizações, e que toma um café com a gente e traz valiosas contribuições.( https://b4people.com.br/ )

É isso aí ! Estivemos juntos durante esse ano e seguimos trocando olhares no futuro!

Pega seu fone de ouvido, procura um lugar confortável e venha trocar olhares conosco!